Vista cansada pode ser consequência da idade

Com o passar do tempo, as chances de problemas de visão aumentam em grande escala. Você deve reparar que, por volta dos 40 anos de idade, muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres, começam a esticar os braços para conseguir enxergar. Essa é a chamada presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada.

Nosso olho funciona como uma máquina fotográfica. Quando apertamos o botão das máquinas modernas, automaticamente, vemos no visor o ajuste perfeito da imagem. É o ajuste do foco. Nossos olhos possuem lentes naturais e músculos capazes de promover o foco da imagem em milésimos. Este processo é chamado “acomodação”. Ao redor dos 40 anos começamos a perder gradual e naturalmente nosso potencial de acomodação e, como consequência disso, a visão para perto começa a piorar.

Veja a seguir algumas dicas que podem melhorar a saúde dos olhos:

– Coma bem e se exercite – Problemas como diabetes e hipertensão influenciam na saúde dos olhos e podem acarretar problemas na visão. Estima-se que entre 5% e 8% dos pacientes cegos no mundo são em decorrência de retinopatia diabética.

– Descanse a visão – Quando lemos ou usamos o computador por muito tempo, o olho fica sobrecarregado, porque, por estarmos concentrados, o ritmo de piscadas diminui, o que acaba agredindo a saúde ocular.

– Use óculos de sol – A luz solar pode ser muito danosa para o olho humano. Doenças muito sérias como catarata e degenerescência macular estão ligadas à exposição ao sol. Portanto, proteja-se e utilize os óculos de sol. É importante lembrar que não adianta somente ter a lente escura se não tiver proteção contra raios UV.

– Vá ao oftalmologista – Depois dos 40 anos, as visitas ao especialista devem ser mais frequentes. A recomendação é ir ao especialista a cada dois anos para fazer um check-up completo de toda a saúde do olho.

– Cuidado com as lentes de contato – A recomendação é seguir as dicas do oftalmologista e evitar dormir com as lentes, além de exposições ambientais agressivas. Caso surjam fenômenos de olho vermelho e desconforto, é essencial retirar imediatamente o produto da vista.

Tome cuidado com a sua vista e previna qualquer susto relacionado a visão! Quanto mais você cuidar, menores as chances de vista cansada você terá!

Fonte: Centro Capixaba dos Olhos