Quando a gestante descobre que é uma gravidez de gêmeos é sempre uma surpresa. Tudo acontece em dobro: os sintomas, as dores e, principalmente, o amor.

Veja os cuidados com a pele que devem ser tomados durante o verão

A exposição excessiva aos raios solares no verão pode trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce e até câncer de pele. Somente com uma proteção adequada se consegue um bronzeado saudável e duradouro. Durante o verão, os efeitos nocivos do sol afetam principalmente a pele da face, pescoço, colo e braços.
Os raios ultravioletas (UVA e UVB) também são prejudiciais. Para se proteger destes raios, que trazem malefícios pra pele, é recomendável tomar os seguintes cuidados:
– Aplicar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 15. Espalhar em camadas fartas pelas áreas mais afetadas, reaplicando a cada três horas;
– Usar barreiras físicas como, chapéu, bonés e camisas de tecido escuro, para evitar a radiação solar;
– Ficar em ambientes frescos e com roupas leves;
– Evitar o excesso de exposição ao sol das 10h às 16h.
Existem filtros modernos com grande aderência na pele e que saem pouco dentro da água. Por isso, crianças devem sempre usá-los, principalmente quando for à praia ou estiver na piscina. As pessoas que tem a pele muito oleosa ou com espinhas, devem usar filtros ou hidratantes leves em gel ou sem óleo, para evitar o agravamento da acne. Já os pacientes que possuem manchas escuras (melasma ou cloasma) devem ter cuidado redobrado com o sol e usarem filtros com FPS de 45 a 60.
Segundo o dermatologista do Hospital Geral Bonsucesso, Benjamin Baptista de Almeida, “a exposição ao sol fora do horário crítico, o uso de roupas claras e ventiladas, o uso de filtro solar de boa qualidade, além de boa alimentação e hidratação, constituem fatores básicos e indispensáveis para manter a saúde da pele durante o verão”.

Umidade também é um fator prejudicial

As doenças de pele também são muito frequentes no verão. O excesso de umidade nos espaços entre os dedos dos pés ou nas axilas pode causar coceiras e rachaduras (as chamadas frieiras). Outra doença comum nessa época do ano é a micose, causada por fungos que habitam a água das piscinas e a areia das praias.
Para prevenir o contágio, é preciso tomar alguns cuidados:
– Procure sempre andar de chinelo e se deitar sobre cangas ou toalhas quando estiver na praia
– Não deixe de secar muito bem todo corpo, principalmente as juntas e entre os dedos dos pés
– Depois da praia, tome um banho frio ou morno com sabonete neutro
– Não se esqueça do creme hidratante para refrescar a pele e evitar que ela descasque