Os problemas da falta de higiene apropriada se multiplicam com o aparelho nos dentes. Veja dicas para melhorar os cuidados com a saúde bucal!

Tem aparelho nos dentes? Saiba como cuidar da saúde da boca!

Quem usa aparelho nos dentes sabe que a hora da escovação é um verdadeiro ritual de paciência. Por isso é comum muitas pessoas ficarem um tempo muito longo sem higienizar a boca, de acordo com a ortodontista Katia Izola. “O problema é que a mesma bactéria que se multiplica numa boca sem higiene apropriada também se multiplica num aparelho nos dentes que não é higienizado corretamente – podendo causar lesões de cárie, gengivite e outros problemas ainda mais graves”, alerta a especialista.

Segundo Katia, as manchas no aparelho ortodôntico geralmente estão relacionadas à formação de tártaro ou placas. Elas costumam causar aumento de sensibilidade, cárie e doenças periodontais. “Jamais se deve chegar a este ponto, inclusive porque o aparelho pode rachar ou de fato quebrar por conta da ação dessas bactérias, causando não só problemas de saúde bem como financeiros”.

Saiba como o estresse pode prejudicar a saúde bucal

A dica da especialista é que a pessoa que usa aparelho nos dentes não fique muito tempo sem higienizar a boca. Também é importante ficar atento se o aparelho está com odor acentuado, se formou um filme sobre o aparelho, se ele está todo esbranquiçado ou apresenta manchas brancas.

Para uma melhor higienização, confira algumas dicas para cuidar da saúde bucal

. Use escovas com cabeça pequena e cerdas macias, fazendo movimentos no sentido horizontal, com uma leve inclinação. Uma escova interdental pode ser usada de forma complementar. Vale dizer que, ao final, é sempre importante escovar bem a língua e enxaguar muito a boca.

. Os enxaguantes bucais podem ser usados, levando em conta que as melhores soluções são livres de álcool.

Escova de dentes: aprenda a escolher o modelo correto

. O vinagre branco também é uma alternativa para desinfetar e remover odores e resíduos dos aparelhos dentais. Ele não substitui as soluções desenvolvidas para esse fim, mas é um bom recurso emergencial. Faça uma solução com meia medida de vinagre branco e meia medida de água morna. O aparelho deve ficar imerso nessa solução por vinte minutos e depois ser bem enxaguado.

. Beba muita água. Além de ser uma atitude saudável, isso faz com que haja maior controle das bactérias na boca e mantém o aparelho ortodôntico hidratado e mais protegido contra danos. A ingestão de água também combate o efeito da boca seca, que aumenta as chances de a cárie se desenvolver.