Muitas pessoas têm dificuldade para se acostumar com o horário de verão. Veja dicas para evitar as consequências e não sofrer com a mudança.

Sofre com o horário de verão? Saiba como evitar sofrer com a mudança

A mudança do horário de verão causa transtornos para muitas pessoas. As queixas mais ouvidas são excesso de sono, cansaço e fome, além da dificuldade para dormir no horário certo. Com a necessidade de adiantar o relógio em uma hora, surge a dificuldade de se adaptar à nova rotina de horários, que pode levar de dois a dez dias.

Uma dica é ir dormir mais cedo para facilitar a adaptação do organismo. Procure se deitar pelo menos dez minutos mais cedo a cada dia. Ao fazer isso por dez dias consecutivos, a adaptação gradual ajudará a diminuir o desconforto inicial.

Atividades físicas e alimentos estimulantes também devem ser evitados. É interessante não consumir bebidas como café e refrigerantes nos primeiros dias após a mudança do horário de verão

Além disso, ouvir música calma, tomar um banho morno, fazer uma massagem ou ler um livro pode ajudar a relaxar e adormecer mais rapidamente. Evitar usar o celular antes de dormir também é indicado, já que a luz do aparelho pode atrapalhar na hora do sono.

Crianças e o horário de verão

No caso das crianças, como o sono é diferente dos adultos, elas podem apresentar uma queda no rendimento escolar. Com o horário de verão, é possível terem mais dificuldade para despertar e ficarem alertas no período da manhã.

Uma dica para despertar os pequenos antes de irem para a aula no período da manhã é dar um banho quente e fazer um bom café da manhã.

Alimentação e o horário de verão

Quando a pessoa diminui o tempo de sono, há uma alteração nos hormônios que regulam o apetite. Ela pode sentir mais fome e ficar menos satisfeita, por isso é comum comer mais. É importante ficar atento à quantidade e também à qualidade dos alimentos para não ganhar uns quilinhos a mais.

Outra sugestão é fugir das refeições pesadas à noite. Comer muito carboidrato e gordura próximo antes de dormir dificulta a digestão e o corpo não consegue descansar o suficiente.

Fonte: Minha Vida