Muitas crianças fazem xixi na cama e os pais não sabem como resolver a situação. É preciso paciência e muito cuidado ao lidar com os pequenos nesses casos.

Seu filho faz xixi na cama? Saiba como solucionar o problema!

É normal as crianças fazerem xixi na cama até os 5 anos de idade. Porém, os pais precisam ter muito cuidado e paciência ao lidar com esse tipo de situação. Gerar traumas ou brigar com os filhos nesses casos é prejudicial, pois a criança pode se sentir pressionada.

Preparamos algumas dicas para você ensinar o seu filho a saber se controlar. Veja a seguir:

– Não dê líquidos para criança antes de dormir. Assim a bexiga não fica cheia durante o sono e é mais fácil segurar o xixi até o outro dia de manhã;

– Leve- o para fazer xixi antes de ir dormir. Esvaziar a bexiga antes de dormir é fundamental para controlar a urina;

– Faça um calendário semanal com a criança e coloque uma carinha feliz quando ela não fizer xixi na cama. O reforço positivo é sempre uma boa ajuda e isso incentiva a criança a controlar melhor a urina;

– Não coloque a fralda durante a noite, especialmente quando a criança já deixou de usar fraldas;

– Evite culpar a criança quando ela fizer xixi na cama. Podem acontecer ‘acidentes’ e é normal durante o desenvolvimento infantil que hajam dias com problemas.

Quando ir ao pediatra

É recomendado ir ao pediatra quando a criança que já não fazia xixi na cama há alguns meses volta a urinar enquanto dorme. Algumas situações que podem influenciar neste tipo de comportamento são mudança de casa, sentir falta dos pais, estar desconfortável e até a chegada de um irmãozinho. No entanto, essa situação também pode indicar problemas de saúde como diabetes, infecção urinária e incontinência urinária, por exemplo.