Por que o distanciamento social é importante e devemos respeitar?

A pandemia do novo coronavírus entra em seu sétimo mês, com diversos países vivenciando uma segunda onda de infecções, enquanto outros lutam para abaixar o número de mortos e infectados da primeira onda.

Com a reabertura gradual dos comércios e outras atividades, é importante destacar que ainda estamos convivendo com um vírus pouco ou nada conhecido pelo nosso organismo, o distanciamento social e uso de mascaras ainda é a maneira mais eficaz de “preveni-lo” até que qualquer vacina esteja apta a ser aplicada.

O distanciamento é uma das formas de evitar o contágio e a transmissão do coronavírus, aliado à higienização constante das mãos e ao uso de máscara de proteção. Recomenda-se que as pessoas se mantenham afastadas umas das outras por, no mínimo, 1,5 m.

Essa medida altera a rotina de todos nós e deve ser tomada de maneira consciente para diminuir a proliferação do vírus. É preciso evitar abraços, beijos e apertos de mão e aglomeração. Festas e eventos também devem ser evitados.

isolamento do doente é uma das medidas também adotadas, no entanto, em alguns casos, a doença pode ser assintomática, e, assim, o indivíduo portador dela, nessa forma, não é diagnosticado e continua realizando suas atividades, o que pode fazê-lo transmitir o vírus para outras pessoas, portanto o distanciamento também tem importância nesse cenário.

Apesar da tendencia das atividades comerciais estarem em acelerando o funcionamento, a população deve continuar tomando as medidas de proteção. Ao ir em supermercados, farmácias, entre outros, é preciso respeitar o distanciamento físico nas filas e dentro dos estabelecimentos.

Para se prevenir contra o coronavírus, deve-se, ainda, usar máscara e higienizar as mãos, objetos e superfícies com água e sabão ou álcool gel 70%. A medida mais eficaz continua sendo ficar em casa sempre que possível.

Confira o estudo realizado em Cingapura e publicado no The Lancet provou que o distanciamento social é, de fato, uma alternativa eficaz.