Você já pensou em fazer um detox para o seu corpo? Se você sente com frequência exaustão e com o rendimento afetado com frequência, pode ser sinal de estresse.

Obesidade infantil quadriplica risco para diabetes tipo 2

A obesidade infantil é um tema de alerta atualmente. De acordo com a Federação Mundial de Obesidade, em menos de uma década o Brasil deve registrar mais de 11,3 milhões de crianças obesas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que em 2021, caso não haja mudanças significativas de hábitos e o sobrepeso continue avançando, haverá mais crianças e adolescentes obesos do que com baixo peso. Essa população expõe-se, assim, ao alto risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes tipo 2, dislipidemias e hipertensão arterial.
Tarcila Ferraz, do departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), conta que, em 2015, uma em cada três crianças que saíram da escola primária se encaixaram no quadro de obesidade infantil. “Por mais que o fator genético influencie, é o ambiente ao qual o jovem está inserido que exerce maior impacto. Desta forma, é fundamental cuidar da dieta desde cedo”, atesta.
E essa condição tem uma relação direta com maior risco de doenças crônicas. “Estudos revelam que crianças obesas têm quatro vezes mais chances de ter diabetes tipo 2 aos 25 anos”, diz Ferraz.
A prevenção da obesidade infantil, como a nutricionista já citou, passa pelo cuidado com alimentação. Por isso, a orientação aos pais deve ser para que conheçam e aceitem a saciedade da criança. O consumo de frutas, verduras e legumes deve ser estimulado, sempre se atentando ao tipo de gordura consumida. Além disso, é importante não pular refeições e nem substituí-las por lanches.

Atenção na hora do recreio

Na hora de preparar a lancheira, prefira lanches caseiros com proteínas magras associando com verduras e legumes. Na cantina, o Ministério da Saúde recomenda que estejam de fora dos cardápios alguns itens como doces, salgadinhos, refrigerantes e alimentos cujo percentual de calorias provenientes de gordura saturada ultrapasse 10% das calorias totais.
Já entre os produtos indicados pelo MS às cantinas, estão pelo menos uma opção de fruta da estação, suco natural, bebidas lácteas e salgados assados. Para bebidas que precisam de adição de açúcar, a sugestão é de que sejam oferecidas ao consumo conforme a preferência do consumidor pela adição ou não do ingrediente.
A prevenção da obesidade infantil e a manutenção de uma dieta balanceada são capazes de evitar o diabetes. “Uma alimentação saudável associada com hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física, pode reduzir a ocorrência de obesidade e diabetes tipo 2 na população”, reforça Tarcila.

Impacto familiar

Desmame precoce e a consequente alimentação por mamadeira com opções enriquecidas com açúcar é um fator que pode favorecer o ganho de peso. Consumo abusivo de carboidratos e alimentos ultra processados também podem contribuir para o sobrepeso.
“Além disso, fatores psicossociais também podem influenciar, como encontrar no alimento uma compensação para problemas emocionais. Conflito entre os pais e problemas escolares podem causar distúrbios psicológicos reacionais. Comida não é recompensa”, conclui.