O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.

Novembro Azul: Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata

Novembro é o mês de maior atenção sobre a conscientização e a prevenção do câncer de próstata, no chamado novembro azul. Foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o INCA. Em valores absolutos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

Idade do diagnóstico do câncer de próstata

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. A doença dificilmente é diagnosticada antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos.

Recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer. Se não houver histórico de casos de câncer de próstata na família, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar os exames.

Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce do câncer de próstata pode salvar a sua vida!

Sobre o exame de toque

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e dura apenas 10 segundos. Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.

Vasectomia afeta ereção? Saiba mais sobre a cirurgia

Prevenção e sintomas do câncer de próstata

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Sal em excesso pode prejudicar a saúde. Saiba como substituir o tempero

Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Fonte: Ministério da Saúde, Oncoguia.org e INCA