Incontinência urinária? Veja 6 dicas para não sofrer com o problema

A incontinência urinária é um problema comum e muitas vezes constrangedor. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 10 milhões de brasileiros sofrem com a incontinência urinária, mas o problema é duas vezes mais comum no sexo feminino.

É um problema que afeta todas as faixas etárias, mas acomete mais a população idosa. Além disso, apesar de ser bastante conhecida entre as mulheres, a incontinência urinária masculina também é comum.

De acordo com o médico urologista Arnaldo Cividanes, após os 60 anos de idade é comum ocorrer um aumento na próstata que, eventualmente, pode influenciar negativamente no funcionamento da uretra. “Essa situação resulta em dificuldade para controlar a urina e favorece a sensação de urgência para fazer xixi”, explica o médico.

Segundo Cividanes, é fundamental buscar avaliação médica para investigar a causa da incontinência urinária e buscar os melhores tratamentos, que podem incluir medicamentos, exercícios de fortalecimento da região urinária e até cirurgia.

Vasectomia afeta ereção? Saiba mais sobre a cirurgia

Coisas que Você Precisa Saber Sobre o cigarro

O urologista aponta seis dicas para os homens lidarem melhor com a situação.

Saiba como evitar o problema da incontinência urinária

  1. Após urinar, aguarde mais um pouco e confira se a vontade ainda persiste;
  2. Pare de fumar. Sempre é tempo de melhorar a saúde em geral;
  3. Jamais deixe de tomar água por receio das consequências. Se hidratar é importante sempre;
  4. Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes e chá mate/preto;
  5. Trate a constipação;
  6. Se estiver com sobrepeso ou obesidade, faça dieta e exercícios para perder peso;

“É fundamental avaliar clinicamente o paciente e buscar o máximo de informações para determinar a raiz do problema. Só assim podemos estabelecer um plano de tratamento e indicar formas de evitar mal-estar e constrangimento. Seja como for, para tudo há tratamento”, conclui o especialista.