Cuidar da pele do rosto mantém a saúde da barba

Os cuidados com a aparência do homem estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Quando falamos em saúde barba, cada vez mais homens optam pela aparência, seja ela curta ou mais no estilo “lenhador”. Para manter a pele do rosto saudável é preciso tomar alguns cuidados diários. Fatores como agentes poluentes e alterações climáticas prejudicam a saúde da pele e, consequentemente, o aspecto da barba.

Além disso, processos do dia a dia, como se barbear, por exemplo, podem ser bastante prejudiciais à pele masculina, pois agride diretamente a epiderme. Confira dicas simples para manter a pele hidratada e não errar na hora de se barbear.

Cuidado com a lâmina ao fazer a barba

Manter a lâmina em boas condições de higiene é fundamental para evitar a contaminação e a proliferação de microorganismos, que podem causar inflamações na pele. Além disso, não é recomendado utilizar o aparelho várias vezes, pois uma lâmina sem um bom corte aumenta o risco de lesões na pele e dificulta a remoção dos pelos.

Melhor hora para fazer a barba

Uma boa hora para se barbear é após o banho, pois a pele já está limpa e a água morna ajuda na dilatação dos poros, facilitando o trabalho da lâmina. É importante evitar o uso da lâmina em regiões com acne ou alguma inflamação. Também não é indicado pressionar a gilete muito forte contra o rosto, pois, além de remover os pelos, ela também retira parte da camada mais superficial da pele, o que influencia diretamente no processo de desidratação.

Cuidados após o barbear

Apesar de muitos homens pularem esta etapa, ela é parte importante do processo, pois ajuda na diminuição do tamanho dos poros e na hidratação da epiderme, contribuindo para a boa saúde da pele e proporcionando um melhor aspecto para a saúde da barba. Sempre utilize produtos indicados para o seu tipo de pele para ter melhores resultados.

Para os homens que deixam a barba crescer, o ideal é lavá-la diariamente com xampu e condicionador para evitar a proliferação de bactérias e o ressecamento da pele na região dos pelos. Penteá-los e usar o secador com o ar frio/morno deixa o visual dos fios mais alinhado e bonito.

Fonte: Minha Vida