É preciso ficar atento às indicações de troca, uso e limpeza das lentes de contato. É fundamental que se retire uma vez por semana para limpeza.

Conheça os cuidados com a higienização das lentes de contato

O uso de lentes de contato está cada vez mais comum entre jovens e adultos. Porém, é preciso ficar atento às suas indicações de troca, uso e limpeza.

De acordo com a oftalmologista Ana Paula Canto, “existem diversas lentes gelatinosas no mercado. E, cada uma, tem sua recomendação específica. Em alguns casos, por exemplo, é indicada troca diária, semanal, quinzenal ou mensal”.

Segundo ela, é fundamental que, mesmo ao ser aconselhada a troca mensal da lente, se retire uma vez por semana para limpeza. “A limpeza semanal diminui os riscos de infecção”, afirma e lembra ainda que a limpeza das lentes deve ocorrer antes e após o seu uso.

Para Ana Paula, a lavagem deve ser feita somente com produtos específicos para cada lente e jamais com água. “O risco de contaminação e infecção ocular que o paciente corre ao limpar a lente com água é enorme! Cada tipo de lente de contato possui um produto exclusivo para a higiene, justamente por serem feitas com materiais diferentes”, alerta. A água utilizada, diz a médica, pode ter bactérias ou amebas e protozoários, que podem acarretar uma infecção ocular grave. Outros dois produtos que não devem ser utilizados são o soro fisiológico e o xampu infantil.

Para que não haja problemas, a médica apresenta outras dicas para o cuidado com as lentes de contato:

  • O estojo de armazenagem das lentes de contato deve ser trocado a cada três meses. Além disso, deve ser higienizado uma vez por semana, utilizando água corrente e uma escova de dentes específica. A parte interna do estojo deve ser enxugada com o produto de higiene da lente de contato e deixada secar ao ar livre;
  • O líquido do estojo em que a lente de contato fica repousando durante à noite deve ser descartado e trocado diariamente – nunca reaproveitado;
  • Sempre higienize adequadamente as mãos antes de colocar ou tirar as lentes de contato. Unhas compridas podem dificultar o manuseio das lentes.