No dia a dia a postura é sempre um ponto de atenção. Temos hábitos que prejudicam a coluna e nós nem percebemos. Saiba como evitar a postura incorreta!

Conheça 7 hábitos errados que prejudicam a sua coluna

As dores na coluna, mais conhecidas como dores nas costas, são uma das razões que mais levam as pessoas a procurarem ajuda médica. Em qualquer idade, as dores podem comprometer o dia de qualquer um. Os maus hábitos adquiridos ao longo dos anos podem prejudicar a saúde e ser o principal causador deste problema. Se você sofre de dor na coluna, passe a observar seus hábitos, assim será possível mudá-los.

Segundo o neurocirurgião Cesar Casarolli, não é só permanecer sentado por muitas horas que prejudica a lombar. Confira abaixo quais são os principais motivos das dores na coluna:

Má qualidade do colchão

Um colchão ruim pode fazer com que você durma numa posição errada ou não obtenha o apoio necessário. Isso pode causar dores e desconfortos na coluna.

08Escoliose, lordose e cifose são alguns dos males mais comuns, caracterizados por desvios e deformações na coluna. Também pode ocorrer hérnia de disco, com fortes dores na coluna vertebral e possível propagação para outras partes do corpo.

Bolsas muito pesadas e sempre do mesmo lado

Quando você pendura a bolsa em um dos lados do corpo, impede o movimento correto do braço daquele lado, fazendo que o outro braço balance mais. Isso pode causar problemas, afinal, todo o peso da sua bolsa está concentrado em um ombro e você acaba carregando uma carga assimétrica, que desequilibra a sua postura.

Salto alto e falta de estabilidade

A utilização frequente de sapatos com salto causa sérios problemas na coluna vertebral, nos pés e articulações. Quanto mais alto e fino o salto, maior o problema, pois ele altera a posição de equilíbrio do corpo, provocando uma mudança no centro de gravidade. Isso ocasiona uma sobrecarga na coluna lombar e prejudica as articulações.

Mau uso do celular

A má postura provocada pelo uso de smartphones pode ocasionar, principalmente em crianças e jovens em período de crescimento ósseo, alteração da biomecânica da coluna cervical (pescoço), levando a comprometimentos posturais fixos.

Postura

Manter uma boa postura correta durante todo o dia ajuda a prevenir as dores. O uso constante de celulares, laptops e outros eletrônicos faz com que tenhamos uma postura inadequada. Preste bem atenção quando for usar alguns destes equipamentos ou até mesmo assistir ao seu filme favorito na televisão. Cuide para que permaneça com seu pescoço reto para evitar futuros problemas.

Má sustentação dos seios nas mulheres

O sutiã ideal precisa equilibrar o peso dos seios entre as alças e a faixa presa nas costas, evitando que as costas e os ombros fiquem tensos. A proporção é de que 80% do peso seja sustentado pela cinta que circunda o corpo e apenas 20% do peso seja apoiado nas alças. Esta proporção é importante para que a tensão não cause dores. O sutiã precisa se encaixar corretamente. Não pode subir quando se ergue os braços e nem provocar depressão nos ombros.

Exercício físico errado

A prática incorreta da malhação pode causas desde lesões leves a problemas mais graves. Movimentos de flexão e torção de coluna, se não forem feitos da maneira certa, podem chegar a causar espondilolisteses, que é quando uma determinada vértebra acaba deslizando sobre a outra. Então, nunca ignore as dores que podem aparecer na região lombar após a prática das atividades físicas. Isso pode ser um sinal de que alguma coisa não está bem na sua coluna!