protetor solar

10 dicas para usar o protetor solar e cuidar da saúde da pele

O Verão está chegando e com ele as férias tão esperadas na praia ou na piscina. A exposição ao sol pode prejudicar muito a pele se você não se cuidar. Usar protetor solar é fundamental em todos os dias do ano, mas no verão o cuidado deve ser ainda maior, pois aumenta o perigo de doenças de pele e queimaduras.

Muitas pessoas esperam ansiosamente para poderem viajar e aproveitar os dias fora do escritório. Por conta disso, a atenção com a acaba ficando de lado. Porém, todos devem utilizar protetor solar e repassá-lo durante o dia, pois o suor e contato com a água acaba removendo a proteção. Vale lembrar que tanto a agua do mar quanto a da piscina podem diminuir a proteção das loções.

Tomar sol em excesso pode causar manchas e alergias na pele

Entenda a diferença entre proteção UVA e UVB

Pessoas de pele clara devem redobrar a atenção. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva), as pessoas de pele clara são mais sensíveis à ação dos raios solares. Se você for curtir as férias com a família, é preciso usar protetor solar e não se esqueça de cuidar das crianças, que se empolgam nas brincadeiras e não tomam o cuidado necessário.

Fique atento a algumas dicas na hora de usar protetor solar:

1 – Espalhe o produto aos poucos e de forma homogênea em todo o corpo;

2 – Partes como orelhas, nuca, mãos e pés também precisam de protetor solar;

3 – Reaplique a cada 2 ou 3 horas e após praticar esportes, tomar banho de mar ou piscina;

4 – Escolha o produto com fator de proteção indicado para o seu tipo de pele;

5 – Use o protetor solar na pele mesmo em dias nublados;

6 – Passe o produto mesmo se você ficar na sombra, pois a areia e o concreto refletem os raios do sol;

7 – No caso dos produtos em spray, passe o jato contínuo em todo o do corpo;

8 – Ao utilizar protetor solar em forma de creme ou gel, coloque na palma da mão e espalhe no corpo com movimento em apenas um sentido;

9 – Não esqueça de usar protetor labial;

10 – Utilize produtos de qualidade e dentro do prazo de validade para evitar prejuízos para a sua saúde e de sua família;

Agora é só fazer as malas e incluir os acessórios como óculos de sol, chapéu e boné para garantir férias tranquilas e sem problemas de pele.

Fonte: INCA e UFPI.